quarta-feira, 18 de abril de 2012

Projeto de Integração de Aprendizagem



 Projeto de Integração de Aprendizagem
Plano de Realização
Atividade Coletiva: Ivanete, Veronice, Vânia

1. Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
O interesse pelo tema surgiu pela oportunidade de inserir o cordel na sala de aula. É um meio por onde os alunos poderão ter acesso a escrita popular, cultura de massa, costumes e crenças. Hoje a despeito de seu valor, muitas pessoas nunca tiveram contato com poemas de cordel e nem mesmo sabem o que é. A sala de aula pode, então, servir de cenário para iniciar as crianças na leitura de poesias de origem popular e para que o interesse e o gosto por ouvir/ler poemas de cordel possam ser cultivados.
Espera-se que os alunos envolvidos neste projeto desenvolvam a leitura e produção de textos diversos a partir do cordel expressando-se através de criação, produção, ilustração e exposição uma vez que o mesmo propicia tais ações bem como desenvolvimento da oralidade para exposição dos trabalhos realizados.

2. Objetivo principal
 - Conhecer a literatura de cordel e suas especificidades contribuindo para o hábito de leitura e produção textual.

3. Objetivos específicos
- Despertar o interesse pela leitura com ritmo e pela aptidão de redigir textos;
- Destacar curiosidades da literatura de cordel através de pesquisas e discussão;
- Explorar a poesia como meio de expressão de sentimentos, anseios etc.


4. Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
Português/Literatura/Artes – Leituras diversas e produção de textos;
História – Pesquisa da história de cordel
Geografia - Localização (Onde surgiu o cordel) e regiões Brasileiras

5. Plano de ações
Ação 1
Descrição: Discussão sobre Literatura de Cordel após a leitura dos textos “Combate e Morte de lampião”, “Cordel, a palavra encantada” do Livro adotado Coleção Conhecer e Crescer 5º ano”.
Tempo previsto: 1 aula
Atores envolvidos: Alunos do 5º ano e professores
Subproduto:
- Despertar o interesse pela literatura de cordel
- Discutir sobre o Cordel

Ação 2
Descrição: Pesquisa em grupos sobre o cordel, sua estrutura, onde e como surgiu e artistas envolvidos.
Tempo previsto: 5 aulas
Atores envolvidos: Alunos do 5º ano e professores
Subproduto:
- Pesquisar sobre a história da Literatura de Cordel;
- Elaborar cartazes sobre a história do cordel e artistas envolvidos.

Ação 3
Descrição: Assistir o filme “O auto da compadecida”
Tempo previsto: 2 aulas
Atores envolvidos: Alunos do 5º ano e professores
Subproduto:
- Discutir sobre dados pesquisados e sua abordagem no filme.
- Identificar elementos da Literatura de Cordel.

Ação 4
Descrição: Produção e exposição do cordel
Tempo previsto: 5 aulas
Atores envolvidos: Alunos do 5º ano e professores
Subproduto:
- Produzir, ilustrar e expor o cordel criado pelos alunos e informações sobre o mesmo.

6. Tempo total de realização do projeto
 - 15 dias

7. Material total de realização do projeto
- Aparelho de DVD;
 - DVD – “O Auto da compadecida”
 - Computador (Internet),
- cartolina, pincéis, papel ofício, cordão;
 - Data Show;
- livro didático;

8. Fontes de pesquisa
Site
Livro didático – Coleção Conhecer e crescer 5º ano  

9. Forma(s) de avaliação (ao longo do projeto e ao final do projeto)
Será avaliado a participação, desempenho, envolvimento dos alunos durante a realização das atividades e produção final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário