O
Projeto de Integração de Aprendizagem, Literatura de Cordel na sala de aula,
teve início com leituras, interpretação e discussões de textos relacionado ao tema, do livro adotado. Logo
após, foi proposto aos alunos pesquisas para um aprofundamento de informações,
sendo apresentada para a classe pelos alunos.
Nesses textos e pesquisas os
alunos foram identificando e criando seu próprio conceito sobre tal gênero
textual e suas características.
Em seguida, foi exibido o
filme´´ O auto da compadecida``, na qual
nota-se exemplos de cordéis. Dando
sequência, foi feito discussões em sala de aula entre alunos e professora sobre
o desenrolar do filme.
Os alunos fizeram produções
de cordéis, culminando com a exposição em cordões pelo pátio da escola.
O que mais se destacou neste
projeto foi o interesse dos alunos por temas que envolvesse cangaceiros.
E o que mais mereceu atenção
foi a produção de poemas em cordel, pois com o pouco costume com tal gênero
textual, fez com que os mesmos encontrasse dificuldades, principalmente com as
suas características, como, rimas, quantidades de estrofes e versos poéticos.
Em resumo,
o projeto desenvolvido trouxe grande conhecimento e interesse aos alunos, contribuindo para uma
melhor interpretação e leitura pelos mesmos.
As referências usadas foram:
o livro didático adotado, internet, filme e outros textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário